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Algoritmos de IA estão mudando a personalização: veja como

A Inteligência Artificial não é a entidade senciente da ficção científica, mas está abrindo caminho em muitos aspectos da vida humana. Uma aplicação notável da IA ​​é no campo da personalização de marketing. Esse tipo de IA é integrado à atividade online da marca, para melhor atender os clientes da marca. 


De robôs movidos a IA que fornecem serviços de concierge, por meio de conselhos de estilo baseados em IA, a ofertas de produtos hiperpersonalizados – a IA está personalizando uma ampla gama de experiências. Continue lendo para aprender como a IA pode melhorar suas estratégias de personalização e veja como marcas conhecidas estão aproveitando a personalização de IA.

Como a inteligência artificial pode aprimorar sua estratégia de personalização

Embora seja possível criar uma estratégia de personalização manualmente, isso requer uma quantidade significativa de tempo e esforço. A personalização manual é cara e frequentemente inviável para grandes organizações. Felizmente, a IA pode ajudá-lo a criar uma estratégia mais rápida e frequentemente mais eficaz do que os esforços manuais. Abaixo estão algumas das maneiras como a IA pode ajudar.

Colete dados com eficiência

Você pode usar a IA para automatizar a personalização nos canais do cliente, incluindo e-mail, mídia social e anúncios online. Da mesma forma, a IA pode ajudá-lo a direcionar vendas adicionais e recomendações de produtos aos clientes em tempo hábil. No entanto, a automação eficaz requer a compreensão de quem são seus clientes e o que desejam. 

Um CRM padrão normalmente captura apenas dados básicos do cliente, como idade, sexo, gastos ou localização. Isso fornece uma imagem limitada e estática. O mesmo problema é verdadeiro para buyer personas, que geralmente são genéricas. Para maximizar os benefícios da personalização, você precisa criar perfis de cliente dinâmicos que se adaptem às mudanças no comportamento do cliente.

Usando a IA de personalização , você pode coletar e analisar os dados do cliente com mais eficiência. Isso inclui dados sobre localização em tempo real, comportamento e valores pessoais. Esses dados podem fornecer o contexto de que você precisa para criar uma personalização significativa.

Evite a paralisia de dados

Mesmo se você estiver coletando grandes e diversas quantidades de dados de clientes, isso só será útil se você puder aplicá-los. Isso significa focar na coleta de dados que sejam relevantes e possam ser analisados ​​de forma significativa. Também significa usar ativamente seus dados.

Embora possa ser tentador adiar a personalização até que você tenha “uma imagem completa”, essa é uma meta irreal. Você nunca será capaz de coletar todos os dados disponíveis e, mesmo se pudesse, provavelmente não seria capaz de processá-los. Uma estratégia melhor é usar IA para desenvolver um modelo em tempo real. Conforme você ganha dados, você pode alimentá-los em sua IA para melhorar seu modelo e estratégia.

Crie experiências únicas e relevantes

No passado, era comum que os profissionais de marketing dependessem exclusivamente de modelos de clientes ideais ou protótipos de grupos de clientes. Esses modelos fornecem características básicas e uma compreensão pontual dos clientes. Essa era uma base razoável para algumas campanhas de marketing direcionadas, mas não pode fornecer informações suficientes para uma personalização eficaz.

Aproveitando a coleta e análise de dados eficientes, o AI permite que você crie perfis de clientes dinâmicos. Esses perfis permitem personalizar campanhas em tempo real, adaptando-se ao contexto e às necessidades do cliente. Esta abordagem adaptativa pode ajudar a garantir que os clientes se sintam únicos e compreendidos.

Exemplos de inteligência artificial para melhorar a personalização

Para entender melhor o que você pode alcançar com IA, pode ser útil aprender sobre alguns exemplos de estratégias de sucesso.

Personal Stylist da Threads
A ideia de um personal stylist grátis é um sonho para muitos compradores, mas pode ser um pesadelo caro para as empresas. Felizmente, a IA pode fornecer a personalização gratuita que os clientes desejam a um custo significativamente reduzido para as empresas. Thread, uma varejista de moda com sede no Reino Unido, é uma empresa que está aproveitando esta oportunidade. 

Usando IA, Thread pode tratar seus clientes com recomendações personalizadas com base em questionários de estilo respondidos pelo cliente. Os clientes são entrevistados toda semana com recomendações que eles podem aprovar ou rejeitar. A IA então pega essas respostas e melhora cada modelo de cliente de acordo.

Os hotéis Connie
Hilton dos hotéis Hilton adotaram a IA na forma de um serviço de concierge chamado  Connie . Connie foi projetada para ajudar a personalizar as experiências dos hóspedes e para tornar a estadia em um Hilton o mais agradável possível. 

Esta IA é implementada como um pequeno robô humanóide que cumprimenta os hóspedes no saguão e responde prontamente a quaisquer perguntas que eles possam ter. Inclui recursos de processamento de linguagem natural que permitem conversar com os hóspedes para determinar suas preferências e desenvolver recomendações para atividades ou restaurantes. Connie também pode ajudar os hóspedes com outras comodidades do hotel, reduzindo a carga de trabalho da equipe da recepção.

Treinador Pessoal da Under Armour

Embora a Under Armour seja conhecida por roupas, ela também fornece serviços projetados para manter seus clientes saudáveis ​​e ativos. Esses esforços são vistos no Record, app de fitness da Under Armour. 

Este aplicativo coleta informações de saúde dos usuários, incluindo sono, atividade física e dieta, e as analisa com IA. Com base nessas análises, o Record faz sugestões para os objetivos e exercícios de saúde do usuário. O AI também pode ajudar os usuários a analisar seus padrões de treino e fazer sugestões para melhorar sua eficácia.

Estilista Virtual Levi’s

Muitos clientes experimentaram a frustração de tentar encontrar o par de jeans perfeito. A Levi’s entende essa frustração e pretende reduzi-la com a inclusão de seu chatbot estilista com IA, o Virtual Stylist . Usando o processamento de linguagem natural, este chatbot responde às perguntas dos clientes e reúne informações sobre suas necessidades e preferências. Os dados coletados são então analisados ​​e combinados com a experiência de estilistas ao vivo para fornecer recomendações personalizadas. 

Conclusão

Você pode aplicar a personalização de IA em uma variedade de campos, desde personalização de produtos em sites até chatbots baseados em IA e até mesmo robôs com IA. Por meio do uso da hiperpersonalização, seus clientes podem obter ofertas e conselhos relevantes a seu gosto exclusivo e desfrutar do atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Certifique-se de combinar a solução de IA com seu orçamento e requisitos e experimente até encontrar a estratégia de personalização que melhor atende aos seus usuários.

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