Como o Gruppo City transformou o Bolívar em uma ameaça para os brasileiros na Libertadores?

Depois de vencer o Palmeiras na fase de grupos e perder para o Atlético-PR nas oitavas de final, o Bolívar tenta vencer o Internacional (22 de agosto, 19h, em casa). Ele pode se tornar sua terceira vítima brasileira nesse sorteio da Copa Libertadores. A situação é bastante incomum para um clube boliviano. Afinal, trata-se de um dos países com menos tradição no futebol continental da Conmebol.

Em todos os tempos, sua seleção nacional participou de apenas três Copas do Mundo. E, em todas as vezes anteriores, foi rapidamente eliminada porque seus adversários foram superiores. Mas nesta temporada, essa história está mudando para o Bolívar. E desta vez não é apenas a altura de La Paz acima do nível do mar – mais de 3600 metros.

De onde vem o Bolivar?

Desde o início de 2021, o Bolivar faz parte do universo do City Group. Esse conglomerado possui 12 equipes diferentes em diversas partes do mundo. Entre os mais famosos, está o Manchester City, vencedor da última Liga dos Campeões da Europa.

No entanto, diferentemente do Bahia, o clube boliviano não é propriedade de uma holding ligada ao governo de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Existe apenas uma parceria entre a equipe de La Paz e o City. Em essência, o Bolívar paga uma determinada quantia ao conglomerado para receber assessoria administrativa e esportiva de um grupo bem-sucedido que envia profissionais qualificados para a América do Sul.

O que mudou?

A parceria com o Grupo City já levou a um aumento no faturamento do Bolivar. Agora, a equipe é patrocinada por duas marcas multinacionais, a Puma e a Suzuki. Isso também teve um impacto significativo no futebol da equipe. O clube também conseguiu atrair nomes para a Bolívia que nunca teriam ido para lá se não fosse por suas conexões com os proprietários do Manchester City.

Por exemplo, no início da temporada, o clube contratou o meia-atacante espanhol Pablo Ervias. O jogador de futebol passou a maior parte de sua carreira na La Liga (jogou no Real Sociedad, Osasuna, Valladolid, Málaga e outros). Na fase de grupos da Libertadores, o jogador marcou um gol contra o Palmeiras, mas nessa janela de transferências foi liberado e transferido para um clube amigo, cujo nome ainda não foi determinado.

Copyright © 2024 Myfreebsd Brasil