A Diretoria da CBF espera que no calendário de 2024 não haja conflito entre as datas FIFA das seleções nacionais e os jogos das seleções brasileiras. Assim, haverá uma repetição do que ocorreu na temporada atual. No entanto, pode haver um problema de como encaixar esse cenário no calendário: jogos em torneios da Conmebol tanto para clubes quanto para equipes nacionais.
Na próxima temporada, a Copa América será realizada nos Estados Unidos em junho e julho. Além disso, haverá partidas duplas de qualificação em setembro, outubro e novembro de 2024.
Da mesma forma, a Conmebol criou novos torneios de clubes. Por exemplo, a Copa Sul-Americana criou um playoff na primeira fase com equipes que perderam na Libertadores. Isso forçou a CBF a remarcar as datas do evento. A Confederação Continental também está explorando a possibilidade de uma competição de clubes envolvendo os Estados Unidos e o México.
A diretoria da CBF já definiu as possíveis datas, mas está esperando para ver o que a Conmebol decide primeiro. A confederação sul-americana deve determinar o calendário de seus torneios – Libertadores, Sul-Americana e Copa América – até o final de setembro.
As autoridades brasileiras podem encaixar os jogos nacionais imediatamente. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, prometeu que não haverá jogos de seleções nacionais nas datas da FIFA. E ele já informou a entidade máxima da competição.
Mas a questão da Copa América não é muito importante porque é um torneio adicional. Ednaldo já informou à Conmebol que o calendário brasileiro não pode mais acomodar os jogos sul-americanos.
Não haverá mudança nos campeonatos estaduais de futebol, eles manterão suas datas atuais de acordo com o plano elaborado pelo presidente da CBF. Como o Campeonato Brasileiro terá 38 datas e a Copa do Brasil permanecerá, será necessário acomodar tudo para manter os clubes.